• Simon Margarot
  • septiembre 19, 2023

Se a sua cachorrinha acabou de ter filhotes, seu lar certamente ganhou pequenas doses extras de fofura. Como a natureza é muito sábia, boa parte dos cuidados que os cachorrinhos recém-nascidos precisam será suprida pela própria mãe. Os recém-nascidos não conseguem regular a temperatura corporal, então é preciso ter atenção.

Deixe A Casa Segura

Cuide para que a temperatura do local esteja sempre estável, entre 20ºC e 22ºC. E se pegarmos eles diversas vezes, especialmente sem higienizar as mãos, podemos expor os filhotes a ainda mais riscos. Antes de mais nada, veja as orientações da Médica Veterinária Fabiane Sabino sobre os primeiros cuidados com os filhotes, especialmente sobre o comportamento deles e da mamãe após o parto. A amamentação garante o colostro, que é o primeiro leite produzido pela mãe, e depois proporciona uma alimentação com todos os nutrientes necessários para que o animal cresça mais saudável. Deixe também uma caminha para os bebês num lugar limpo e tranquilo. E você, evidentemente, adquiriu algumas responsabilidades a mais.

Se mesmo com essas necessidades básicas atendidas o filhote continuar a chorar durante a noite, é provável que ele esteja com dificuldade para se adaptar. Para ajudá-lo, aqui vão algumas dicas: Estabeleça uma rotina desde a chegada do filhote à sua casa. Portanto, verifique se ele está com frio, fome, sede etc.

Cuidar da saúde do seu animal é de grande importância, e a realização de exames de rotina garante a prevenção de muitas doenças, assim como a identificação precoce de enfermidades graves que poderiam tornar-se doenças que levam à morte.

O exame laboratorial é uma ferramenta extremamente útil para prevenção, diagnóstico definitivo de algumas doenças e para o acompanhamento do processo ou dos resultados do tratamento. Este é um excelente centro de diagnóstico veterinário, profissionais competentes e compromissados com a técnica e o bem estar animal. Imediatamente após a coleta, se faz uma leve pressão no local por alguns instantes. A utilização da veia jugular durante o exame reduz os riscos de coagulação do material, já que a coleta é mais rápida. Caso o médico veterinário ainda não possua nossa tabela de exames, favor solicitar ao laboratório. Estamos á disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação aos Perfis (valores, coletas, materiais, interpretações, entre outros).

O Laboratório Vetis, que é referência em análises veterinárias, realiza esse exame no prazo de até 3 dias úteis com segurança e qualidade no diagnóstico. O Laboratório Vetis, que é referência em análises veterinárias, realiza o exame de PCR em Tempo Real para diagnóstico definitivo de Leishmaniose no prazo de até 3 dias úteis com precisão, qualidade e segurança. Somos uma nova opção em especialidades para cães e gatos, que conta também com serviços de diagnósticos (Raio-x, Ultrassonografia, Ultrassonografia Oftalmologica, Eletroritinografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e exames de análises clínicas). Além disso, podem ser usados para ajudar a evitar doenças, identificar enfermidades, acompanhar tratamentos e até mesmo biotina para gatos realizar diagnósticos precoces. A detecção precoce de doenças por meio do exame de sangue possibilita um acompanhamento mais preciso da saúde do seu pet. Cuidar da saúde do seu animal é de grande importância, e a realização de exames de rotina garante a prevenção de muitas doenças, assim como a identificação precoce de enfermidades graves que poderiam tornar-se doenças que levam à morte.

Adotar um novo filhote é sempre um desafio, e, no caso de pets recém-nascidos órfãos, os cuidados precisam ser ainda maiores. Conforme explica a médica veterinária Fernanda Ambrosino, é necessário determinar um local para o pet dormir, um espaço para ele se alimentar e um para as necessidades fisiológicas. Antes da adoção do filhote, é preciso preparar a casa para receber o animal. Todos os cães precisam de muito carinho, atenção e, principalmente, amor de sobra. Além dos cuidados com a saúde, as vacinas, a vermifugação e, caso o dono não tenha a intensão de procriar, a castração, cuidar de filhotes de cachorro tem muitos outros pontos relevantes. Seja na adaptação do ambiente, na dieta ou nos estímulos, é necessária a prática de medidas básicas para assegurar o bem-estar e a saúde dos pequenos cães e gatos que acabaram de chegar ao mundo.

Sempre que tiver curiosidade ou mais dúvidas, busque ajuda do médico-veterinário de confiança, Biotina para Gatos que seu filhote possa crescer e se desenvolver com saúde, trazendo ainda mais alegrias para a casa. Assim como os bebês humanos, que visitam o pediatra com regularidade nos primeiros meses de vida, o filhotinho de cachorro também precisa de cuidado profissional.

Primeiras Interações Com A Família

Os petiscos podem ser utilizados para adestramento e para reforço positivo, podendo ser tanto industrializados como também frutas ou legumes. O importante é sempre respeitar as exigências nutricionais, por isso aconselhamos consultar um nutrólogo pet. Ressaltamos aqui a importância de realizar o protocolo vacinal conforme a orientação do médico-veterinário. Nas primeiras noites, filhotes de cães podem ficar assustados, pois não conhecem a casa e a nova família. Uma das maiores preocupações em como cuidar de filhote de cachorro está relacionada à saúde do pet. Essas são algumas dicas de como cuidar dos primeiros meses de vida do pet. Filhotes só podem realizar passeios nos parques e terem contato com outros animais após 15 dias do final do protocolo de vacinação, para que estejam com o sistema imunológico reforçado. Deixá-los dormir no quarto em sua casinha ou caixa de transporte é uma forma bastante eficaz de reduzir o estresse e evitar choros.